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Termos é condições

Última atualização: 07/09/2023

Artigo 1 – Identificação

A empresa RESE (doravante “RESE”) é uma marca da empresa BTJT Unipessoal LDA, com capital social de 85.000 euros, cuja sede social está localizada na rua Francisco Miguel 98A, 2835-123 Baixa da Banheira, NIF 516034332.

Artigo 2 – Definições

Nas presentes condições, os termos abaixo têm o significado aqui atribuído:
Avaliação: refere-se a uma publicação na Plataforma de um Utilizador na qual expressa a sua opinião sobre a sua experiência após uma marcação com um Prestador através da Plataforma.
CGU: refere-se às presentes condições gerais de utilização da Plataforma.
Conteúdo: refere-se a qualquer elemento editado pelos Prestadores na Plataforma. Um Conteúdo pode ser publicado ou disponibilizado na Plataforma diretamente pelos Prestadores ou ser publicado pela RESE em nome de um Prestador. Em qualquer caso, as Avaliações não estão incluídas nos Conteúdos.
Prestador: refere-se a qualquer profissional registado na Plataforma com o objetivo de oferecer os seus serviços a consumidores. Um Prestador é necessariamente um profissional que oferece serviços de beleza e que celebrou um contrato com a RESE para permitir marcações através da Plataforma.

Serviço: refere-se ao serviço de intermediação entre o Utilizador e os Prestadores realizado pela RESE, através da Plataforma e ao serviço de marcação de consultas com profissionais de beleza.
Plataforma: refere-se ao website RESE e à aplicação móvel RESE disponível em Android e iOS, que permite consultar uma lista de profissionais de beleza que oferecem marcações online e aceder ao Serviço. A RESE é proprietária da Plataforma.
Utilizador: qualquer pessoa que utilize a Plataforma e que, consequentemente, aceite as presentes CGU.

Artigo 3 – Objeto

Estas CGU são celebradas entre a RESE e o Utilizador.
O Serviço permite a ligação entre os Prestadores que oferecem os seus serviços de beleza e os Utilizadores que desejam agendar um serviço com eles. Os Utilizadores podem fazer uma reserva online e, em certos casos, pagar o serviço online.
Os Utilizadores também podem comprar produtos de beleza através da Plataforma, o que está então sujeito às Condições Gerais de Venda a Particulares.
O presente documento tem por objeto definir as condições de acesso e utilização da Plataforma e do Serviço.
As CGU devem ser respeitadas por todos os Utilizadores.
Devem ser aceites no momento da criação da conta. Ao marcar a caixa “Li e aceito as CGU” (ou qualquer menção equivalente), o Utilizador aceita as CGU, garante ter capacidade jurídica para aceitá-las e compromete-se a respeitá-las.
O acesso ao Serviço requer obrigatoriamente a criação de uma conta de utilizador. A RESE atua apenas como intermediária na ligação entre os Utilizadores e os Prestadores. Nesse sentido, a RESE não é parte do contrato entre o Prestador e o Utilizador. A RESE não é responsável pela relação contratual entre o Utilizador e o Prestador nem pelas consequências dessa relação.

Artigo 4 – Duração das presentes CGU

As presentes CGU entram em vigor assim que o Utilizador marcar a caixa “Li e aceito as CGU” (ou qualquer menção equivalente). As CGU são então celebradas por tempo indeterminado, ou seja, durante todo o período em que o Utilizador tiver uma conta. O Utilizador pode eliminar a sua conta a qualquer momento, enviando um email para a RESE para o seguinte endereço: geral@rese.pt.
Se um compromisso for marcado e ainda não tiver ocorrido no momento em que o Utilizador eliminar a sua conta, então o compromisso será automaticamente cancelado.

Artigo 5 – Acesso e utilização da Plataforma e dos Serviços

5.1 Descrição geral das funcionalidades da Plataforma e dos Serviços
O acesso à Plataforma e aos Serviços requer que o Utilizador tenha acesso à Internet. Todos os custos associados ao equipamento e à ligação à Internet são da inteira responsabilidade do Utilizador.
Para aceder aos Serviços, o Utilizador deve:

Marcar a caixa “Li e aceito as CGU” (ou qualquer menção equivalente)
Criar uma conta de utilizador
Iniciar sessão na sua conta de utilizador com os seus dados de acesso.
O acesso à Plataforma permite apenas:
Pesquisar num motor de busca profissionais de beleza por tipo de serviços e por área geográfica
Consultar a lista de profissionais de beleza registados na Plataforma
Aceder a fichas de apresentação de cada profissional de beleza, que podem incluir os seus contactos, uma descrição do seu estabelecimento, uma lista de fotografias, os serviços oferecidos e os seus preços, opiniões de clientes, horários de funcionamento e disponibilidades.
O acesso ao Serviço permite também:
Aceder à sua conta de utilizador para ver a lista de compromissos marcados ou já realizados
Agendar um compromisso com um profissional de beleza e gerir esse compromisso (cancelamento ou modificação)
Pré-pagar esse compromisso online em certos casos
Deixar uma opinião sobre esse profissional de beleza após o compromisso.
5.2 Descrição das funcionalidades de pagamento online
O Serviço é apenas um meio de ligação entre os Utilizadores e o Prestador.
Consequentemente, o preço do compromisso com o profissional de beleza é determinado apenas pelo Prestador.
No entanto, esse preço pode ser pago de três formas diferentes:
• Diretamente ao Prestador no dia do compromisso, dependendo dos métodos de pagamento disponíveis
• Ao debitar a impressão bancária solicitada pelo Prestador no momento da validação do pagamento: o preço do compromisso será debitado apenas no final do compromisso ou em caso de cancelamento tardio ou de compromisso não cumprido
• Na Plataforma no momento da reserva online, se o pré-pagamento for possível, total ou parcialmente.
Em qualquer caso, o pagamento é feito de acordo com as condições definidas pelo Prestador no momento da validação do compromisso.
Em troca da utilização do serviço de pré-pagamento online e da recolha da impressão bancária, a RESE pode cobrar ao Utilizador, dependendo da escolha do Prestador, taxas de serviço adicionais (as “Taxas de Serviço”), compostas por uma taxa fixa de 0,18 € por transação, à qual se adicionam taxas variáveis de 1,58% do valor total (IVA incluído) do serviço.
Portanto, o preço pago pelo Utilizador é composto da seguinte forma:
• Preço do compromisso
• Taxas de Serviço possíveis
• Taxas de cancelamento tardio ou de não comparecimento possíveis.
A fatura estará disponível junto do Prestador.

5.3 Condições de cancelamento
Os cancelamentos devem ser feitos através da Plataforma ou diretamente com o Prestador.
Exceto em casos de cancelamento tardio ou de compromisso não cumprido, o Utilizador pode cancelar o seu compromisso e ser reembolsado pelos montantes eventualmente pré-pagos para o compromisso (preço do compromisso e Taxas de Serviço).
Um cancelamento é considerado tardio se o Utilizador ultrapassar o prazo máximo de cancelamento determinado pelo Prestador. Este prazo de cancelamento é indicado no momento da reserva do compromisso.
Um compromisso é considerado não cumprido se o Prestador o indicar como tal ou o remover da sua agenda antes do final do dia do compromisso em questão.
Em caso de cancelamento tardio ou de não comparecimento, o Prestador tem a faculdade de aplicar taxas de cancelamento, que serão faturadas ao Utilizador da seguinte forma:
• Em caso de pré-pagamento (total ou parcial), essas taxas de cancelamento e as Taxas de Serviço serão faturadas e o Utilizador será reembolsado pelo montante pré-pago do compromisso até ao valor dessas taxas

• No caso em que o Utilizador deveria pagar no momento do compromisso, as taxas de cancelamento serão debitadas do meio de pagamento fornecido durante a reserva do compromisso.

O montante das taxas de cancelamento é diretamente determinado pelo Prestador e é indicado no momento da reserva.

Todas as condições de cancelamento ou modificação do compromisso que não sejam as aqui previstas estarão sujeitas às Condições Gerais de Prestação de Serviço do Prestador.

ATENÇÃO, QUANDO O SERVIÇO É RESERVADO PARA ALÉM DO PRAZO DE CANCELAMENTO TARDIO DETERMINADO PELO PRESTADOR, O UTILIZADOR RECONHECE ESTAR INFORMADO DE QUE QUALQUER CANCELAMENTO OU NÃO COMPARECIMENTO PODERÁ GERAR TAXAS DE CANCELAMENTO TARDIO CORRESPONDENTES. A RESE, NO ENTANTO, CHAMARÁ A ATENÇÃO DO UTILIZADOR SOBRE ESTE PONTO ANTES DE FINALIZAR A RESERVA, PARA QUE O UTILIZADOR DECIDA SE ESTÁ OU NÃO DISPOSTO A CONCLUIR O CONTRATO SOB ESTAS CONDIÇÕES.

Artigo 6 – Inscrição A inscrição no Serviço é realizada diretamente pelo Utilizador.

No momento da criação da conta, o Utilizador deve fornecer as seguintes informações: • Número de telemóvel; • Primeiro nome; • Apelido; • Endereço de e-mail; • Palavra-passe. O Utilizador certifica que as informações fornecidas são exatas e compromete-se a mantê-las atualizadas através da sua conta de utilizador. Ele aceita e valida os Termos e Condições Gerais de Utilização (CGU) ao marcar a caixa correspondente.

A conta só pode ser utilizada pela pessoa inscrita. O acesso à conta é feito através de identificadores e de uma palavra-passe que são estritamente pessoais e confidenciais. O Utilizador compromete-se a mantê-los em segredo e a não os partilhar com terceiros.

Para finalizar a criação da conta, será enviado um código ao Utilizador por SMS. Este código permitirá validar a criação da conta do Utilizador.

Em caso de perda ou roubo do identificador ou palavra-passe, o Utilizador deve informar a RESE sem demora.

Artigo 7 – Obrigações do Utilizador

7.1 Utilização do Serviço

O Utilizador compromete-se a não:

Utilizar o Serviço e a Plataforma para fins que não os especificados nestes Termos e Condições Gerais de Utilização (TCGU), em particular para fins profissionais ou comerciais;
Utilizar o Serviço ou a Plataforma em violação das leis e regulamentações aplicáveis, incluindo, mas não se limitando a, leis relativas à proteção de dados pessoais;
Utilizar a sua conta para reservar para outra pessoa que não ele próprio;
Cedir, gratuitamente ou mediante pagamento, um compromisso com um profissional de beleza reservado através do Serviço fornecido pela RESE;
Utilizar o Serviço ou a Plataforma para intencionalmente publicar, transmitir, descarregar, colocar em ligação, enviar ou armazenar qualquer conteúdo (o que inclui no âmbito da publicação de uma opinião sobre um Prestador) ilegal, racista, odioso, abusivo, difamatório, obsceno ou discriminatório, ou qualquer dado em violação das leis e regulamentações aplicáveis ao Serviço ou à Plataforma, nomeadamente aquelas relativas à proteção dos dados pessoais;
Utilizar o Serviço ou a Plataforma para prejudicar ou causar dano aos Prestadores.
7.2 Obrigações relativas ao compromisso

O Utilizador compromete-se a honrar o seu compromisso de se apresentar ao compromisso e reconhece que, em caso contrário, poderão ser-lhe cobradas taxas de cancelamento tardio.

O Utilizador compromete-se a ter um comportamento respeitoso e cortês durante o compromisso com o Prestador. Ele compromete-se a estar presente pessoalmente e a ser pontual ao compromisso marcado com o Prestador.

7.3 Respeito pelos direitos de propriedade da RESE

Salvo indicação em contrário, os elementos acessíveis na Plataforma, tais como bases de dados, ferramentas de gestão, textos e, em geral, todas as informações disponibilizadas ao Utilizador, são propriedade plena, inteira e exclusiva da RESE. O Utilizador proíbe-se especialmente de:

Copiar, reproduzir ou descompilar, no todo ou em parte, a Plataforma e o Serviço por qualquer meio e em qualquer forma;
Extrair as Opiniões da Plataforma e do Serviço por qualquer meio e para qualquer fim, nomeadamente para fins comerciais;
Utilizar a Plataforma de forma diferente das estipulações estritamente interpretadas destes Termos e Condições Gerais de Utilização (TCGU);
Utilizar, reproduzir, extrair, copiar, disponibilizar, representar, comunicar os Conteúdos da Plataforma ou qualquer publicação do Prestador proveniente da Plataforma ou do Serviço fora da Plataforma e para fins comerciais ou profissionais;
Modificar, adaptar ou piratear a Plataforma ou o Serviço ou tentar, de qualquer outra forma, obter acesso não autorizado à Plataforma ou ao Serviço ou às redes relacionadas;
Realizar extrações totais, substanciais ou repetidas, por transferência temporária ou permanente, ou utilizar pela disponibilização ao público, a totalidade ou parte, em termos quantitativos ou qualitativos, da Plataforma ou dos Serviços e outras bases de dados visíveis na Plataforma ou nos Serviços, seja para fins comerciais ou outros;
Extrair ou utilizar de forma repetida e sistemática qualquer parte das informações visíveis no Serviço ou na Plataforma, quando tal operação exceder manifestamente um uso normal e privado do serviço oferecido pela RESE;
Explorar, comercializar ou distribuir qualquer elemento constitutivo da Plataforma ou dos Serviços, nomeadamente as informações visíveis na Plataforma ou nos Serviços e qualquer outra base de dados;
Utilizar software ou processos manuais para copiar qualquer parte da Plataforma ou dos Serviços da RESE ou para registar ou recolher informações sobre esta Plataforma ou este Serviço sem o consentimento expresso prévio e por escrito da RESE;
Utilizar dispositivos ou software com o objetivo de perturbar ou tentar perturbar o bom funcionamento da Plataforma ou do Serviço; ou implementar ações que imponham uma carga desproporcional às suas infraestruturas.
A RESE reserva expressamente todos os direitos sobre o nome de domínio rese.pt e domínios e subdomínios relacionados, a designação RESE, o seu logótipo, as suas marcas de serviço, nomes comerciais e/ou marcas registadas. As outras marcas registadas, produtos e denominações de empresas mencionadas na Plataforma podem ser marcas dos seus respetivos proprietários ou licenciantes, e os direitos sobre essas marcas são reservados aos seus proprietários ou licenciantes.

7.4 Suspensão ou Encerramento da Conta

A violação, por parte do Utilizador, de uma das suas obrigações previstas nestes Termos e Condições Gerais de Utilização (TCGU) concederá à RESE o direito de suspender ou encerrar a conta do Utilizador.

Em caso de múltiplas queixas por parte dos Prestadores relativamente ao Utilizador (atrasos em compromissos, não comparecimento, etc.), a RESE reserva também o direito de suspender ou encerrar a conta do Utilizador.

A RESE notificará o Utilizador da suspensão da sua conta, enviando-lhe um e-mail para o endereço fornecido durante a criação da conta. Este e-mail também indicará o motivo da suspensão da conta e a sua duração.

Uma vez suspensa a conta, o Utilizador não poderá mais aceder ou utilizar o Serviço durante o período de suspensão.

Qualquer suspensão da conta pode resultar na sua eliminação pela RESE quando:

O incumprimento que originou a suspensão da conta é de tal gravidade que justifica o término destes TCGU;
A conta foi suspensa várias vezes nos últimos três (3) meses;
O Utilizador não apresentou qualquer justificação válida num prazo de dez (10) dias após a suspensão da sua conta.
O encerramento da conta será notificado imediatamente. Uma vez encerrada a conta, o Utilizador não poderá mais aceder nem utilizar o Serviço.

O Utilizador pode contestar a decisão de suspensão/encerramento da sua conta num prazo de 30 dias a contar da sua notificação, enviando um e-mail para o seguinte endereço: geral@rese.pt.

A RESE terá então um prazo de 90 dias a contar da receção do pedido do Utilizador para reconsiderar a sua decisão e fornecer informações completas sobre a sua decisão final.

Artigo 8 – Responsabilidade da RESE

De forma geral, a RESE não poderá ser responsabilizada por qualquer dano causado por um caso de força maior, pelo Utilizador ou por terceiros, nem por qualquer dano indireto e/ou imprevisível.

Atuando apenas como intermediária ou hospedeira, a RESE não pode ser responsabilizada por qualquer evento relacionado com o agendamento em um profissional de beleza e os serviços realizados durante essa consulta, inclusive no que diz respeito ao preço dos serviços e em casos de pré-pagamento online. Nomeadamente, a RESE não está em condições de reembolsar um agendamento, mesmo em caso de pré-pagamento.

Na medida prevista por lei, a RESE não terá qualquer responsabilidade decorrente de ou relacionada a estes Termos e Condições Gerais de Utilização (TCGU) para qualquer perda ou dano resultante de, decorrente de, ou relacionado a:

Qualquer utilização indevida, incorreta, ilícita, anormal ou negligente da Plataforma ou do Serviço pelo Utilizador;
O não cumprimento destes TCGU ou da legislação aplicável em vigor pelo Prestador;
A impossibilidade temporária de aceder à Plataforma e ao Serviço por razões de manutenção;
Qualquer outro software, plugin, integração, API ou solução que não seja fornecido pela RESE;
A falha em assegurar a segurança dos identificadores de ligação à sua conta;
Em caso de causa externa, não imputável à RESE;
O fornecimento de um serviço por um profissional de beleza;
Qualquer Conteúdo publicado por um Prestador na Plataforma;
Qualquer conteúdo publicado por outro utilizador ou terceiro na Plataforma;
O atraso ou falha na execução das suas obrigações quando tal atraso ou falha resulta de um caso de força maior.
Artigo 9 – Obrigações específicas da RESE

9.1 Procedimento para as Avaliações

A RESE tem a obrigação legal de garantir que todas as Avaliações publicadas na Plataforma são autênticas e verificadas, e de informar de forma leal sobre as condições de publicação de uma tal Avaliação. A RESE deve, nomeadamente, assegurar-se da data das Avaliações e da experiência vivida pelos seus Utilizadores.

Neste contexto e para evitar qualquer Avaliação não autêntica ou não verificada, a RESE (i) publica apenas Avaliações de Utilizadores da sua Plataforma que tenham beneficiado de uma consulta com um Prestador no âmbito da utilização da sua Plataforma e (ii) proíbe a publicação dessas Avaliações em outras plataformas.

Como resultado, a RESE estabeleceu um procedimento específico para o depósito de Avaliações pelos Utilizadores e deve possuir uma licença exclusiva sobre essas Avaliações.

No dia seguinte à consulta com um Prestador, o Utilizador – desde que a consulta tenha ocorrido – recebe um email da RESE convidando-o a deixar uma Avaliação nos sete dias seguintes à consulta. A Avaliação pode ser feita diretamente na página do Prestador ou no espaço “Gerir as minhas Consultas” da Plataforma. O Utilizador não recebe qualquer contrapartida.

Depois do Utilizador ter deixado a sua Avaliação sobre o serviço, a RESE dá ao Prestador um prazo de sete dias para notificar se a Avaliação pode ser publicada ou não, de acordo com a lista de motivos de recusa de Avaliações da RESE. Enquanto o Prestador não notificar nada, o Utilizador pode modificar a Avaliação no espaço “Gerir as minhas Consultas” da Plataforma.

O Prestador sobre o qual a Avaliação foi publicada pode notificar que a Avaliação é válida, o que resulta na sua publicação imediata na Plataforma, ou notificar que a Avaliação entra nos motivos de recusa estabelecidos pela RESE; neste último caso, a Avaliação não será publicada, a menos que a RESE determine que o Prestador estava errado. O Prestador também pode responder à Avaliação do Utilizador. Em caso de rejeição da Avaliação, o Utilizador receberá um email da RESE indicando o motivo de recusa selecionado pelo Prestador. O Utilizador tem então a possibilidade de contestar essa recusa, respondendo ao email enviado.

A lista dos motivos de recusa de uma Avaliação estabelecida pela RESE é a seguinte:

A Avaliação aprova ou incentiva atividades ilegais, prejudiciais, ou contém linguagem grosseira, vulgar, obscena, ameaçadora, difamatória ou discriminatória.
A Avaliação não diz respeito a um serviço reservado num estabelecimento parceiro da RESE para o qual a reserva foi feita.
A Avaliação não diz respeito ao serviço reservado e para o qual o Utilizador recebeu um convite para escrever uma Avaliação.
A Avaliação é spam, um contacto indesejado, ou um conteúdo divulgado de forma repetida ou que possa perturbar.
A Avaliação foi criada com o objetivo de publicidade ou para fins comerciais.
O Utilizador concede à RESE uma licença gratuita, irrevogável, exclusiva e transferível sobre a sua Avaliação para alojar, armazenar, usar, reproduzir, modificar, adaptar, traduzir, exibir, publicar, editar toda ou parte da Avaliação para:

Fornecer a Plataforma e os Serviços aos Utilizadores, incluindo, mas não se limitando a, permitir aos Utilizadores e Prestadores interagir com a Avaliação (para a consultar ou responder),
e promover a Plataforma e os Serviços associados.
Esta licença é concedida pelo período de publicação da Avaliação na Plataforma (ou seja, 15 anos) e a nível mundial.

9.2 Procedimento para a listagem de páginas de profissionais de beleza

É possível para um Utilizador procurar um Prestador com base nos seguintes critérios:

O tipo de serviço fornecido;
A disponibilidade dos Prestadores (hoje, amanhã, escolher uma data);
A área geográfica do Prestador (cidade ou zona no mapa).
Os Prestadores celebraram um contrato e remuneram a RESE para serem apresentados na Plataforma e no Serviço: estes são necessariamente profissionais de beleza que subscreveram uma oferta através da RESE.

A RESE não recebe qualquer remuneração (nem outro benefício) para dar prioridade à apresentação de certos Prestadores e certos Conteúdos.

Excepcionalmente, alguns estabelecimentos de beleza são apresentados na Plataforma para informar os Utilizadores sobre a sua existência.

O Utilizador pode, em seguida, filtrar os resultados de acordo com os seguintes critérios secundários:

Os mais bem avaliados;
Do mais caro para o mais barato;
Do mais barato para o mais caro.
Na ausência de um filtro, os resultados são apresentados ponderando todos esses critérios.

9.3 Reportar uma Avaliação ou um Conteúdo

O Utilizador tem o direito de reportar uma Avaliação ou um Conteúdo que considere suspeito na página de um Prestador. Para tal, pode enviar um e-mail para geral@rese.pt indicando: a sua identidade completa ou da pessoa coletiva em nome da qual atua (incluindo endereço de e-mail), a descrição do conteúdo em questão, a sua localização na Plataforma, as razões pelas quais esse conteúdo deveria ser removido, e uma cópia da correspondência enviada ao autor ou editor do conteúdo em questão, se aplicável.

Artigo 10 – Rescisão

O Utilizador pode pedir a eliminação da sua conta através de um email para geral@rese.pt. Neste caso, os seus dados serão completamente apagados num prazo de 1 mês, sem possibilidade de posterior recuperação. A eliminação da conta resultará na rescisão dos presentes Termos e Condições Gerais de Uso (CGU).

A RESE também pode cessar de fornecer o Serviço ou a Plataforma a qualquer momento e de pleno direito, desde que respeite um prazo de trinta (30) dias.

Artigo 11 – Modificação do Serviço

A RESE pode modificar parcial ou totalmente a Plataforma e o Serviço de forma a mantê-los em conformidade com os presentes Termos e Condições Gerais de Uso (CGU).

A RESE também pode, a seu inteiro critério, alterar parcial ou totalmente a Plataforma e o Serviço por razões legais ou técnicas, para manter a conformidade do Serviço com os presentes CGU, para adicionar novos Serviços, ou para melhorar os Serviços existentes ou a segurança dos referidos Serviços.

A RESE notificará o Utilizador sobre estas atualizações na data em que entrem em vigor.

Artigo 12 – Proteção de Dados Pessoais

A RESE trata os dados pessoais do Utilizador com o objetivo de lhe fornecer o Serviço e durante a sua navegação na Plataforma.

Para saber mais sobre o tratamento dos seus dados pessoais e sobre os seus direitos, a RESE convida o Utilizador a consultar a sua Política de Privacidade.

Artigo 13 – Generalidades

A nulidade de uma das cláusulas das CGU, seja em aplicação de uma lei, regulamento ou sequente a uma decisão de um tribunal competente que tenha efeito definitivo, não resultará na nulidade das outras cláusulas das CGU, que manterão todo o seu efeito e alcance entre as partes. Nenhuma disposição presente será considerada como afastada, complementada ou modificada por qualquer das partes sem um ato prévio escrito e assinado pelos responsáveis autorizados das partes, na forma de um anexo às presentes CGU, declarando expressamente a decisão de afastar a aplicação de uma cláusula contratual, complementá-la ou modificá-la.

O fato de a RESE não fazer valer, num dado momento, qualquer das cláusulas deste Contrato, e/ou de uma falha do Utilizador em qualquer uma das suas obrigações contratuais, não pode ser interpretado como uma renúncia por parte da RESE a fazer valer posteriormente qualquer das ditas cláusulas ou obrigações contratuais.

A RESE pode modificar as presentes CGU a qualquer momento. Em todos os casos, a RESE publicará as novas versões das CGU na Plataforma e informará o Utilizador por e-mail sobre qualquer modificação das CGU pelo menos 60 dias antes da sua entrada em vigor. As CGU aplicáveis são aquelas em vigor no momento em que o Utilizador as aceita. Se o Utilizador continuar a usar a Plataforma e o Serviço após o término deste período de 60 dias, considera-se que aceitou estas novas CGU.

Artigo 14 – Resolução de Litígios

As presentes CGU são regidas por e interpretadas de acordo com a lei francesa. Em caso de reclamação ou litígio, o Utilizador poderá contactar a RESE por e-mail para geral@rese.pt.

O Utilizador compromete-se a informar a RESE sem demora sobre essa solicitação. A solução proposta pelo mediador ou pela plataforma de mediação não é obrigatória para as partes.

Na falta de um acordo amigável, o litígio será submetido aos tribunais competentes nas condições de direito comum.

Em caso de litígio ou reclamação em relação ao Prestador, o Utilizador pode informar a RESE por e-mail para o seguinte endereço: geral@rese.pt. Por princípio, a RESE não tem a vocação de intervir na resolução de litígios entre Prestador e Utilizador.